A violencia no mundo atual  escrito em terça 14 setembro 2010 16:17

indices elevados de violencia na atualidade, papel dos meios de comunicação na impressão de que há aumento da violencia, progresso moral da humanidade, tendencia de a violencia diminuir, violencia em épocas passadas

A violência no mundo atual.

Angelo Murgel Taveira

Alameda Érico Veríssimo 106, São Lourenço, MG

angelomurgel@hotmail.com

 Comenta-se hoje em dia que a violência nunca atingiu índices tão elevados como na época atual, em todas as partes do mundo, e realmente existe a impressão de que seja assim. Mas esta impressão nos é dada através dos modernos meios de comunicação de massa, que nunca foram tão desenvolvidos como hoje. As grandes empresas de comunicação social, como jornais e redes de TV possuem repórteres distribuídos em todas as partes do mundo, os quais conseguem colher todo tipo de noticias de fatos que ocorrem nas mais remotas partes do mundo, divulgando-as em seguida por seus jornais e TVs. Desta forma, fatos que em outras épocas, com meios de comunicação precários, não chegavam ao conhecimento publico, hoje em poucas horas são conhecidos no mundo inteiro; assim, um assassinato ocorrido no mais isolado sertão do país em poucas horas torna-se do conhecimento de um vasto publico, às vezes publico mundial. E como todos os dias, em várias partes do mundo, sempre existem algum evento de maior ou menor violência, que antigamente não era divulgado com facilidade e hoje é, fica para o publico a impressão de que a violência aumentou muito na época atual. Mas se hoje existem muitas guerras, injustificadas na quase totalidade das vezes, e que são prontamente noticiadas, não devemos nos esquecer das injustificadas guerras de épocas anteriores, como as guerras de Alexandre da Macedônia, das “Santas” Cruzadas e das absurdas guerras de Napoleão Bonaparte. Quanto aos atos de terrorismo, com inúmeras vitimas inocente que são facilmente noticiados pela imprensa atual, o que pensar da “Santa” Inquisição? Os assassinatos individuais, que ocorrem e são noticiados a todo o momento, atualmente, não devem nos deixar esquecer que na Arábia pré islâmica era costume muitas famílias assassinarem seus filhos recém nascidos do sexo feminino, sendo esta apenas uma das muitas culturas antigas que tinham práticas semelhantes. Então a violência sempre existiu entre os seres humanos

A meu ver, a violência no mundo tem é tendência a diminuir, como resultado principalmente da ação do estado democrático; assim a escravidão tem sido abolida em inúmeros países de regime democrático, ou pelo menos condenadas por estes países, o mesmo ocorrendo com o trabalho infantil, violências que em épocas não tão distantes, eram prática comum na maioria, senão na totalidade, dos países. As leis de divorcio, condenadas pela Igreja Católica como contrárias à fé, na realidade constituem um avanço social, já que preservam os direitos das vitimas do adultério, ou seja, o conjugue inocente e os filhos do casal. Quanto à possibilidade de o conjugue inocente casar novamente, isto deve ser considerado para cada caso, mas não custa dizer que é a Igreja Católica e não Deus quem excomunga e condena todos os divorciados, quer tornem ou não a se casar. Outras ações sociais modernas apontam para um progresso moral da humanidade, como a tendência a que todos os países reconheçam os direitos da mulher, como o direito ao voto ou o direito à instrução, inclusive em nível universitário. O não reconhecimento destes direitos femininos inclusive eram fatores de atraso material da sociedade, já que inúmeras mulheres médicas, dentistas ou engenheiras desempenham suas funções profissionais melhor que muitos homens.

Mas se estas ações para melhorar a humanidade partem da ação de governos, em geral democráticos, é preciso consideramos que num regime democrático quem define as políticas é em ultima analise, o povo. E o fato de muitos componentes do povo escravizar seus empregados ou abandonarem seus conjugues e filhos, não invalida a nossa tese de que existe um, lento, mas progressivo expressivo aperfeiçoamento moral da humanidade.

São Lourenço, janeiro de2010.

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.166.122.65) para se identificar     


3 comentário(s)

  • Gabrielle

    Dom 31 Ago 2014 21:04

    Este texto não está bom. Esta muito confuso, misturo violência com religião.

  • Arnaldo Ribeiro mailto

    Ter 17 Set 2013 16:38

    A violência que ceifa vidas inocentes na SIRIA, á exemplo do resto do mundo; decorre da indiferença humana para o ALERTA DIVINO resumido na seguinte parábola bíblica:

    (AM.) - AMÓS: AMEAÇAS CONTRA DIVERSAS NAÇOES.
    (São 31 letras e 4 sinais evidenciando que
    MÁS AÇÕES NO SER: A TRAÇA COME NAS VIDAS.

  • MOnique

    Sex 31 Ago 2012 15:18

    não entendi o que tem a ver a religião da igreja catolica com a violencia no mundo atual??


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para angelomurgeltaveira

Precisa estar conectado para adicionar angelomurgeltaveira para os seus amigos

 
Criar um blog